7 dicas para ser mais sustentável e… perder peso
Ora aqui está uma excelente forma de começar 2012: ser mais sustentável e, com isso, perder uns quilinhos. O Treehugger encontrou as 7 acções que conciliam a sustentabilidade com a perda de peso. É um argumento, literalmente, de peso, sobretudo nesta altura pós-férias. Leia aqui.
1. Conduza menos.
Há tantas e tantas viagens de carro que poderíamos transformar em passeios a pé ou de bicicleta. Sobretudo numa altura em que o preço dos combustíveis não pára de subir (voltou a aumentar ontem), e os recentes acontecimentos no Irão vão colocar o preço do gasóleo e gasolina em altos históricos. E duplamente insustentáveis.
Precisa mesmo de tirar o carro da garagem ao fim-de-semana, para ir beber café? Não tem metro ou uma paragem de autocarro perto de casa? E que tal um passeio de bicicleta? Pense nisso.
2. Junte-se a um programa de apoio à agricultura.
Estes sete conselhos, é óbvio, baseiam-se na realidade norte-americana. As chamadas comunidades de apoio à agricultura (CSA – Community Supported Agriculture) têm como pano de fundo a entrega de produtos agrícolas frescos em casa. Entre os quais produtos que, por uma razão ou outra, não encontramos nos supermercados.
Caso prefiram, estes subscritores do programa CSA podem passar pelo chamado Mercado de Agricultores e escolherem os seus próprios verdes.
Portugal tem um projecto semelhante, o Prove, na Margem Sul do rio Tejo.
3. Coma refeições vegetarianas.
Calma, não lhe estamos a pedir para se tornar vegetariano, mas apenas para, sempre que puder, comer refeições vegetarianas. É diferente. Ao tornar as frutas e os vegetais no centro da sua refeição, vai descer imediatamente os seus quilos mas também o seu orçamento para as refeições diárias. E diminuir, indirectamente, as emissões de CO2 provocadas por todo o tipo de fábricas alimentares.
O Treehugger aconselha vários pratos vegetarianos: a lasanha, gaspacho, gnocchi ou a salada de grão-de-bico.
4. Cuidado com os refrigerantes.
A moderação na ingestão de refrigerantes é um dos clássicos das dietas. E nesta lista não ficaram de fora. “Quando estas bebidas são processadas comercialmente e acabam nos nossos frigoríficos, em embalagens individuais, estamos a aumentar a nossa pegada de carbono e os resíduos que produzimos”, explica o Treehugger.
O agregador sugere reutilizar as garrafas, enchê-las com água corrente e adicionar algumas limas ou limões, só para conseguirmos aquela sensação de refrigerante.
5. Seja voluntário
Juntar-se a uma organização de voluntariado não é a forma mais fácil de perder uns quilos, mas se escolher uma causa que o obrigue a passar muito tempo lá fora – plantar árvores, limpar as florestas, manter os caminhos limpos – poderá estar a proteger o ambiente e aproveitar para fazer alguma actividade física. Perfeito para unir estas duas causas importantes.
6.Dedique-se às hortas urbanas.
Não tem uma horta ou quintal em casa? Vive num apartamento minúsculo? Essas já não são desculpas para não se dedicar às hortas urbanas. Ora veja um projecto de horta na marquise. Ou uma horta num apartamento.
7.Faça exercício físico no exterior.
Há quem tenha aulas de yoga, fitness e outras actividades de ginásio, ou até passe o final do dia a nadar numa piscina pública. São actividades importantes, é certo, mas que implicam gastar energia. Muita energia.
A última dica do Treehugger é fazermos exercício físico no exterior. Desta forma estaremos a cuidar da nossa saúde e do nosso ambiente.