7 formas de tornar a corrida uma modalidade divertida
Correr faz bem à saúde em diversos aspectos. A modalidade aumenta o condicionamento físico, fortalece os músculos, ajuda a emagrecer, combate a insónia, auxilia no controlo do colesterol e previne a osteoporose.
Além disso, correr ajuda na libertação da endorfina – hormona que causa a sensação de bem-estar. Para obter estes benefícios, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Se a pessoa não estiver preparada para correr pode desenvolver lesões ou, pior ainda, agravar problemas cardíacos pré-existentes. Para correr em segurança, siga estas sete dicas partilhadas pelo Huffington Post e o agregador O Meu Bem Estar.
1.Faça pausas para caminhar
Um estudo recente descobriu que intervalos regulares de caminhada ao longo de uma corrida longa podem ajudar a manter o ritmo que manteria se corresse o percurso todo. Além disso, caminhar diminui o stress, segundo o The New York Times.
2.Pense positivo
É muito fácil arranjar desculpas para não correr – está frio, estou cansado, vai doer. Mas uma simples mudança de mentalidade facilita muito a tarefa de manter a sua rotina de corridas. Um estudo recente sugere que recordar um acontecimento positivo aumenta a sua motivação para se exercitar – como a primeira vez que correu mais de um quilómetro ou o dia em que marcou o seu melhor tempo num percurso de 5 quilómetros.
3.Faça um desporto colectivo
Há quem prefira futebol ou basquetebol …– existem várias maneiras de correr sem usar a palavra corrida. Reúne um grupo de amigos e pratique uma actividade divertida e saudável. É mais fácil envolver-se e manter a rotina de exercício com desportos colectivos. Um estudo de 2005 mostrou que temos motivações diferentes ao praticar um desporto em grupo e ao fazer exercícios no ginásio.
4 Corra com um amigo
Uma das grandes vantagens de se exercitar com um amigo é a possibilidade de passar tempo com alguém. O importante é que os dois tenham os mesmos objectivos para a corrida. Um amigo ajuda a seguir o seu plano de treino e também é uma óptima companhia.
5.Sorria
Sorrir pode reduzir o stress e fazer com que se sinta mais feliz, nem que seja só por breves instantes.
6.Crie a sua playlist preferida
Correr ao ouvir as suas músicas preferidas pode ser muito mais divertido, segundo a Scientific American. A música distrai o corredor do cansaço e da dor, melhora o humor, aumenta a resistência, reduz a sensação de esforço e pode até mesmo melhorar a eficiência metabólica.
7.Faça treinos intervalados
Com intervalos, o corredor tem os mesmo benefícios cardiovasculares em menos tempo. Se estiver a correr na rua, meça os intervalos de acordo com os postes ou outros pontos de referência: a cada cinco passos, aumente o ritmo até o próximo. Se estiver na passadeira, corra dois minutos a um ritmo moderado, aumente a velocidade durante um minuto e depois volte ao ritmo anterior. Repita até dizer chega.
Foto: Feans / Creative Commons