Inglaterra: taxa de reciclagem vai descer
A taxa de reciclagem inglesa subiu dos 43,9% para os 45%, nos doze meses anteriores a Setembro de 2014, mas apenas cresceu 0,1% nos último quarto do ano, o que leva os responsáveis da ESA (Environmental Services Association) a prever uma descida destes números nos últimos meses.
“Dada a turbulência do mercado da reciclagem nos últimos seis a nove meses, poderemos não ter conseguido manter esta performance [de crescimento] desde Setembro de 2014”, explicou ao Edie Jakob Rindegren, da ESA.
Assim, a entidade pediu o novo Governo conservador que trabalhe de perto com o sector dos resíduos para encontrar estratégias para reverter esta situação e antecipar a queda das taxas de reciclagem em Inglaterra.
“[Autoridades, indústria da gestão de resíduos e sector do reprocessamento]: todos têm de trabalhar de perto para garantir que reciclamos mais do que nunca. Mas, para que caminhemos para uma economia mais circular, as conversas também têm de incluir os fabricantes, designers de produtos e empresas produtoras”, explicou.
Para chegar aos objectivos de reciclagem de 2020, a Inglaterra precisa de desbloquear o investimento privado e estabelecer um plano estratégico a longo prazo, avança a ESA.
As taxas de reciclagem inglesas subiram dos 41 para os 45%, de 2010 a 2014. No entanto, os novos números não serão tão positivos e o Governo tem de promover uma discussão com o sector para que as metas europeias sejam atingidas, concluiu a ESA.
Foto: net_efekt / Creative Commons