Zâmbia levanta proibição de caça aos leões e leopardos
A Zâmbia vai levantar a proibição à caça de leões e leopardos no seu território, uma medida que ironicamente – e na teoria – pretende garantir fundos para a conservação da natureza e estilos de vida da comunidade rural.
“É extremamente revoltante”, reagiram vários críticos da medida ao The Guardian. Segundo Jean Kapata, ministra da Turismo e Artes da Zâmbia, os lucros provenientes da caça serão reencaminhados para a conservação, ainda que ninguém saiba bem como pode a conservação ficar a ganhar com a caça dos seus animais.
“Vou levantar a proibição nas seguintes condições: a caça ao leão deverá retomar apenas na época de 2016/2017 e não este ano. A caça ao leopardo pode retomar este ano, mas com quotas muito pequenas”, explicou Jean Kapata ao jornal Zambia Daily Mail.
A proibição de caçar leões e leopardos foi implementada em Janeiro de 2013, devido ao declínio das respectivas populações. Ainda assim, explicou Kapata, os recursos financeiros do país para a conservação da natureza e estilo de vida das comunidades locais sofreram drasticamente.
Para a responsável, medidas idênticas já foram implementadas, com sucesso, em países como Moçambique, Zimbabué e Tanzânia, mas a ideia é refutada pelo Partido Verde zambiano. “O número de leões e outros grandes felinos é pequeno e continua a decrescer devido à caça e outras actividades antropogénicas”, explicou Peter Simkamba ao Lusaka Times.
“Sabemos que o Governo está a passar por muitos desafios orçamentais, mas é extremamente revoltante que recorre aos safaris e caça a populações limitadas de felinos. Mesmo que estes safaris sejam os mais rentáveis”, concluiu o responsável.
Foto: GollyGforce – Living My Worst Nightmare / Creative Commons