Luzes do norte chegam ao centro do Reino Unido (com FOTOS)
As luzes do norte, ou aurora boreal, podem ser vistas sobretudo em países como Noruega, Islândia, Dinamarca – Gronelândia – Estados Unidos – Alaska – ou Canadá. No entanto, elas chegaram ontem a locais mais a sul, como Manchester, Leeds ou Newcastle, no Reino Unido, e partes do País de Gales.
No Reino Unido, o fenómeno, que transforma o céu numa luz verde fantasmagórica, é sobretudo presenciado na Escócia. Com a sua “democratização”, se é que assim o podemos descrever, ele chegará em breve, em força, às redes sociais e sites, como é o caso do Mail Online.
Uma das britânicas que pode presenciar as luzes do norte, às 20h, foi Owen Meredith, que mora em Aberystwyth, no País de Gales. “Aurora ou Luzes do Norte desde o Oeste da Gales…agora. Visível a olho nu”, escreveu no Twitter.
On top of the world! #NorthernLights over Ballintoy, Co Antrim. More of your pics: http://t.co/65Cj6ZIDio Dija pic.twitter.com/MyOybBmfsU
— BBC Weather (@bbcweather) October 8, 2015
Segundo Andrew Sibley, conselheiro de meteorologia da Met Office, é provável que as luzes continuem a ser visíveis nas próximas semanas, se o tempo o permitir, no norte de Inglaterra, norte de Gales e Escócia. “A melhor hipótese para as vermos é após o pôr-do-Sol e até três horas antes de o Sol nascer”, explicou.
[nggallery id=2328 template=greensavers]