Por que vai Copenhaga construir ciclovia aérea de 65 metros (com FOTOS)
Conhecida pela paixão pelas bicicletas, a cidade de Copenhaga, na Dinamarca, vai construir uma ciclovia aérea e “colada” por dois arranha-céus de habitação. O projecto foi desenhado pelo arquitecto Steven Holl e consiste em duas torres unidas por uma ciclovia, em pleno ar.
As obras arrancam em 2016 e, uma vez completadas, vão criar uma infra-estrutura que funcionará como uma porta de entrada para a cidade, um edifício que poderá ser utilizado por ciclistas e pedestres e, certamente, se transformará num dos preferidos dos turistas.
No entanto, há um pormenor do projecto que pouco tem de sustentabilidade. A construção desta ciclovia aérea deve-se a uma lei da cidade que impede a construção de habitações a mais de 500 metros de um transporte público. Assim, esta ponte possibilita, de facto, a construção dos dois edifícios que a suportam.
O design foi escolhido num concurso lançado em 2008 mas que, devido à crise económica global, só agora poderá ser executado. Segundo o Fast Co, cada torre irá suportar a sua parte da ciclovia, encontrando-se no meio, entre os edifícios, e criando um ângulo, uma espécie de aperto de mão em cima do porto.
Cada edifício terá painéis solares e turbinas eólicas, que serão responsáveis por todas as necessidades de iluminação.
[nggallery id=2449 template=greensavers]