Andrea, uma planta com ventoinha que purifica o ar da sua casa

O designer francês Mathieu Lehanneur e o professor de Harvard David Edwards inventaram um purificador de ar, para o interior das casas, que é no mínimo original: é uma planta com uma ventoinha.
A invenção remonta a 2007 mas apenas chegou às prateleiras dos supermercados norte-americanos em Janeiro de 2010. Não sabemos se está disponível no mercado português, brasileiro ou angolano (desconfiamos que não), mas pode sempre comprá-lo online, aqui.
O Andrea é descrito pelos seus inventores como uma parceria perfeita entre o homem e a planta. Ou seja, a ventoinha criada pelo homem ajuda a acelerar e realçar a qualidade natural com que a planta limpa o ar. O ar movido por esta ventoinha é limpo através das folhas da planta, do solo e raízes ou até pela água, que recolhem as toxinas.
E se hoje em dia as pessoas compram purificadores de ar antes mesmo de comprarem um vaso – por motivos decorativos -, o futuro poderá estar no meio destas duas acções. Finalmente, e como gadget que é – e por ter sido inventado por um designer – o design do Andrea ajuda a torná-lo apetecível nas nossas casas. Tire as suas conclusões.