Ateliê português desenha futura capital da Guiné Equatorial



O ateliê português de arquitectura e urbanismo Ideias do Futuro desenhou a futura capital da Guiné Equatorial, Djibloho, uma cidade que terá 160 mil habitantes e uma área de 8150 hectares.

Segundo o Construir, o projecto está a ser planeado de raiz pela empresa portuguesa, que respondeu assim ao desejo do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Mbasogo, de construir a nova capital administrativa do zero, a exemplo de outros países – o Brasil, por exemplo.

O projecto tem como pano de fundo uma parceria estratégica entre a Ideias do Futuro e uma construtora e pretende ser “um novo pólo de atracção de população”.

“[Djibloho] vai combinar modernidade e respeito pelas raízes culturais do País, promovendo a identidade do local e a riqueza do ecossistema em que intervém, privilegiando a sustentabilidade nas mais variadas vertentes”, explicou a Ideias do Futuro ao Construir.

O projecto pretende criar também a primeira capital mundial inteiramente dependente de energias renováveis e sustentáveis.

Recorde-se que uma das últimas capitais mundiais planeadas de raiz, Brasília, foi pensada para ter uma população de 600 mil habitantes no ano 2000. Em 2010, a população deste Distrito Federal já atingia os 2,5 milhões de habitantes. Actualmente, Brasília é a quarta cidade mais populosa do Brasil.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...