Toyota e SPEA vão preservar Barrinha de Esmoriz e Lagoa dos Salgados durante dois anos



Durante os próximos dois anos, a SPEA e a Toyota vão promover novos modelos de gestão e participação de cidadãos em zonas naturais, através de parcerias com entidades locais para a conservação e dinamização de actividades ligadas à natureza. Os locais escolhidos são a Lagoa dos Salgados (Albufeira e Silves) e a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (Ovar e Espinho), que vão acolher um projecto ligado à educação ambiental, voluntariado e sensibilização.

“[É um] projecto conjunto que pretende ser uma iniciativa piloto com actuação nestas duas IBA (Important Bird and Biodiversity Area)

Segundo a SPEA, os colaboradores da Toyota, as escolas e vários parceiros locais serão envolvidos em diversas acções, que terão como objectivo estimular a participação cívica em prol da conservação da natureza e dar a conhecer a importância destes locais ricos em biodiversidade.

De resto, este foi o único projecto escolhido pela Toyota Motor Corporation Japão para apoiar, na Europa, num total de 26 projectos vencedores em todo o mundo. Nos últimos 15 anos apenas houve 11 projectos aprovados em todo o espaço europeu.

“Este projecto é uma forma de proteger áreas naturais, o que passa por dar a conhecer estes dois locais fantásticos às comunidades locais, de modo a envolvê-las e motivá-las a valorizar o seu património natural. Há ainda muito desconhecimento sobre os valores naturais destes locais, mesmo para quem mora portas meias com eles. Acreditamos que este projecto-piloto poderá ser uma semente a replicar noutras áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA) e Áreas Protegidas em Portugal”, explicou Luís Costa, director da SPEA.

O papel da SPEA no projecto será identificar as necessidades de conservação, educação e monitorização destas áreas e colocar em contacto todas as entidades e cidadãos que possam desenvolver acções alusivas a essas componentes, juntando sinergias e apoiando-se mutuamente na criação de redes de voluntários para a conservação activa destes sítios.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...