Artista turco constrói estúdio de fotografia do início do século em miniatura (com FOTOS)
Alamedy Diorama vive em Ankara, na Turquia, e é um perfeccionista apaixonado por miniaturas. No seu último projecto, o artista recria um estúdio fotográfico do início do século XX de uma forma tão meticulosa que chega a ser irrealista. Durante nove meses, Alamed utilizou vários “metros de madeira” e outros materiais, como plástico, cobre e papel, para construir 100 objectos em miniatura, todos desenhados e construídos de acordo com aquela era.
Segundo o artista, tudo foi construído de raiz. “Tive muitos desafios, especialmente quando conduzi a pesquisa. Ainda assim, não encontrei muitas fotografias vindas dos velhos estúdios a preto e branco”, recordou ao Bored Panda.
Nessa pesquisa, Alamedy leu vários livros sobre a história da fotografia e dos fotógrafos, tentado adivinhas que ferramentas, técnicas, estilos ou cores eram utilizadas nos seus estúdios. A parte mais complicada do projecto, recordou, foi colocar todos estes objectos num espaço tão pequeno. “Depois de ler muitos artigos, ver centenas de fotos e fazer uma pesquisa gigantesca, consegui construir um estúdio dos dias de antigamente, em reconhecimento de um velho fotógrafo”, concluiu. Veja o resultado final.
[nggallery id=3020 template=greensavers]