Central térmica a biomassa vai ajudar a limpar a floresta em Famalicão
No início de 2017, será inaugurada uma nova central térmica a biomassa florestal, na freguesia de Fradelos, concelho de Vila Nova de Famalicão. As novas instalações vão consumir 18 toneladas por hora de biomassa florestal, num investimento de 30 milhões de euros que se acredita terá um enorme impacto na diminuição do risco de incêndios na zona.
Por dia serão utilizadas 432 toneladas de resíduos florestais, constituídos pela parte biodegradável dos produtos gerados na floresta e pela matéria orgânica residual gerada nos processos das industrias de transformação da madeira. A reutilização destes resíduos vai gerar 14,75 megawatts de energia por hora, a ser debitada para a rede pública.
“Trata-se de um projecto importante para o país na área das energias renováveis”, refere Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Para além do importante impacto económico e social na região, haverá também “o aproveitamento dos resíduos florestais que contribuirá para uma maior limpeza das matas e para a redução do risco de incêndios florestais”, destaca o autarca.
As obras de construção da central térmica arrancaram agora, mas o processo de recolha de biomassa está já em andamento. Neste momento, mais de 40 mil toneladas de resíduos florestais estão prontas a ser transformadas em energia, o que está previsto acontecer no início do próximo ano.
Foto: O Minho