Novos estacionamentos para bicicletas começam a ser instaladas na orla das praias do Rio de Janeiro
Na Avenida Vieira Solto, em Ipanema, e na Avenida Delfim Moreira, no Leblon, no Rio de Janeiro, começam agora a ser instalados novos estacionamentos para bicicletas, projectados pelo designer Guto Índio da Costa. As 18 unidades, em aço inox, devem suprir as necessidades do número crescente de ciclistas naquela cidade brasileira, segundo O Dia online.
A iniciativa faz parte do programa “Rio, Capital da Bicicleta”, que prevê promover o uso da bicicleta para lazer e transporte na Cidade Maravilhosa. A metrópole, que foi a pioneira no Brasil na implantação de ciclovias na sua malha urbana, pretende assumir a liderança latino-americana em quilómetros de ciclovias construídas, superando a colombiana Bogotá.
Actualmente com 150 quilómetros de ciclovias, ciclofaixas e pistas partilhadas, o Rio de Janeiro planeia duplicar a sua estrutura destinada a bicicletas nos próximos anos, dando prioridade à consolidação do sistema da Zona Oeste.
“Rio, Capital da Bicicleta” atende a diferentes objectivos que incluem a melhoria do transporte público, passando pela reestruturação da mobilidade urbana, já que o projeto prevê a contínua inserção da bicicleta como um meio de transporte, e a educação no trânsito. O programa também está relacionado com o projeto de despoluição, já que contribui para o atendimento das metas de redução de 8% das emissões de gases do efeito estufa até o final de 2012.