Portugal vai ter um Instituto do Território. Lançamento oficial será na segunda-feira.
O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, vai presidir na próxima segunda-feira, 23 de Janeiro, ao lançamento do Instituto do Território (IT), um organismo que se assume como a primeira rede portuguesa para o desenvolvimento territorial e urbano.
Segundo o Construir, o Instituto do Território será liderado por Rogério Gomes e vai criar “soluções, instrumentos e doutrinas que permitam ao País defender melhor os seus recursos, aproveitá-los com mais inteligência e sucesso”.
A cerimónia vai realizar-se na Fundação Calouste Gulbnekian, em Lisboa.
“A ideia original que levou à criação do IT foi a percepção de que nestes momentos conturbados compete à inteligência do País, designadamente à Academia, fazer mais”, garantiu Rogério Gomes, citado pelo Construir.
“Trata-se de um projecto com uma acentuada vertente prática, portanto, não propriamente um think tank, mas antes um action tank, profundamente comprometido com a causa do desenvolvimento territorial”, sublinhou o responsável.
O IT integra cerca de 20 entidades, designadamente, nove universidades, pólos tecnológicos, LNEC, ISQ, além de diversas personalidades.