Designer inglês substitui plástico por escamas de peixe desaproveitadas pela indústria pesqueira



O designer inglês Erik de Laurens está a criar óculos, acessórios de natação, copos, mesas e outros objectos de decoração a partir de escamas de peixe, normalmente desaproveitadas pela indústria pesqueira.

Conta o Planeta Sustentável que o designer teve a ideia durante uma visita a uma escola da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Então, Laurens promoveu uma pescaria com as crianças e, depois de arranjados os peixes para o almoço, ficaram as escamas para serem colocadas no lixo. O designer reaproveitou-as então em utensílios para o dia-a-dia da escola, utilizando-as como se de plástico se tratasse.

De volta a Londres, Erik de Laurens aperfeiçoou esta técnica e começou a produzir óculos, acessórios de natação, copos ou outros objectos do dia-a-dia com as escamas de peixe, a que juntou corantes naturais. As escamas ficam com um aspecto similar ao do plástico, mas são totalmente biodegradáveis. São também resistentes e podem ser moldadas de diversas formas.

De acordo com o artista, o processo consiste em submeter as escamas a uma secagem, calor e pressão – e pode ser desenvolvido em qualquer local.

Agora, Erik procura o financiamento para continuar a pesquisar o material. Alguém está interessado em investir?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...