Etiópia: descobrir as antigas igrejas no topo das montanhas
Durante séculos, os adolescentes e jovens adultos que estudavam para padres, no cristianismo ortodoxo, subiram as montanhas de Tigray, no norte da Etiópia, para treinarem para a vocação. No topo, eles encontravam as igrejas esculpidas na rocha, verdadeiras pérolas da antiguidade e que ainda hoje se mantêm belas e actuais.
Construídas há milhares de anos, as igrejas destas montanhas remotas foram ali construídas para os fiéis se sentirem mais perto de Deus – figurativa e literalmente. Assim, jovens aspirantes a funções religiosas subiam todos os dias a estas construções, juntando-se aos seus professores a estudar as escrituras santas.
O dia-a-dia destes jovens estudantes, que ainda regressam todos os dias para a sua aprendizagem, foi documentado pelo fotógrafo Asher Svidensky, que passou dez dias naquela área com um grupo de etíopes.
“Alguns professores viveram nestas montanhas durante mais de 40 anos e os jovens que a sobrem todos os dias, para as suas lições, acabam por ali dormir, uma vez que não têm sítio para ir”, explicou Svidensky.
“A maioria das crianças procuram uma melhor vida para as suas famílias. Existe uma seca grave na Etiópia, e enquanto cada vez mais agricultores deixam de ter forma de sobreviver, eles ainda conseguem dar alimentos para a igreja”, continuou Svidensky, explicando a importância do local para os habitantes da região.
[nggallery id=3006 template=greensavers]