Estratégias de combate a incêndios florestais aprovadas em Conselho de Ministros



Foi hoje aprovado em Conselho de Ministros a estratégia para a defesa da floresta e protecção e combate a incêndios. Uma medida que, segundo o governo, visa “o reforço do nível de protecção de pessoas e bens e a resiliência do território face à ocorrência de fogos rurais”.

Os diplomas agora aceites por maioria incluem a Directiva Única de Prevenção e Combate e a criação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, numa estratégia que se estende ao longo dos próximos anos.

Segundo Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, a Directiva Única de Prevenção e Combate terá como objectivo “aprovar as responsabilidades dos vários participantes no sistema, melhorando a flexibilidade e coordenação entre eles, desde a fase de planeamento, passando pela prevenção até à supressão dos fogos rurais.”

Com data de inauguração prevista para 2019, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais fará a “a análise integrada, o planeamento e a coordenação estratégica do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), incluindo o apoio qualificado à intervenção em eventos de elevado risco”.

De recordar que em 2017, e como consequência directa dos incêndios florestais em território nacional, faleceram 116 pessoas.

Foto: Leandro Rolim / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...