Já é conhecido o vencedor do Prémio Mundial da Água
O Fórum da Água do Japão (Japan Water Forum – JWF) e o Conselho Mundial da Água anunciaram recentemente o vencedor do 5º Grande Prémio Mundial da Água de Quioto: Charité Chrétienne pour Personnes en Détresse (CCPD – Caridade Cristã para Pessoas em Perigo), do Togo.
Apresentado durante o Fórum Mundial da Água desde 2003, e organizado pelo Fórum da Água do Japão em cooperação com o Conselho Mundial da Água, o Grande Prémio Mundial da Água de Quioto destaca organizações com actividades em países em desenvolvimento pelos seus feitos notáveis na resolução de problemas relacionados com a água, servindo de modelo para outras organizações semelhantes. Esta edição recebeu 144 candidaturas de 46 países. O prémio de 2.000.000 ienes (aproximadamente 15.000 €) será atribuído à CCPD pela implementação de um projecto sobre problemas relacionados à água.
A iniciativa vencedora da CCPD será apresentada na cerimónia de encerramento do 8º Fórum Mundial da Água. A organização sediada no Togo será reconhecida pelo trabalho que realizou na capacitação de indivíduos e grupos comunitários no intuito de melhorar o acesso à água potável e saneamento por meio da construção e remodelação de instalações de água potável e saneamento, limpeza de sítios e a organização de campanhas e workshops de conscientização e educação. Estes esforços contribuíram para uma notável diminuição das doenças e mortes relacionadas com a água e o saneamento no Togo. De 2013 a 2016, a CCPD recebeu fundos da JWF, que fornece pequenas concessões para organizações de base.
O 8º Fórum Mundial da Água está preparado para receber dezenas de milhares de peritos do sector da água, decisores, empresas e sociedade civil para o que se tornou o maior evento relacionado com a água do mundo. Realizada no hemisfério sul pela primeira vez, o governo brasileiro acolherá o evento em sua capital, Brasília, entre os dias 18 e 23 de Março de 2018.
O tema “Partilhando Água” informará processos temáticos, regionais e políticos, enfatizados pela sustentabilidade e participação dos cidadãos. Como a água é uma questão que diz respeito a todos, o Fórum Mundial da Água abre suas portas ao público através de uma Vila Cidadã interactiva, acessível a todos.
Paralelamente, o Processo Temático organiza discussões e debates sobre uma variedade de temas relacionados aos desafios e lições envolvendo a segurança da água. Painéis de alto nível analisarão a adesão e o cumprimento de acordos internacionais, incluindo os Planos de Implementação do 7º Fórum Mundial da Água, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e o Acordo de Paris, entre outros.
O Processo Regional catalisa a partilha do conhecimento identificando colectivamente questões-chave em continentes específicos por meio de uma abordagem baseada em soluções. Os compromissos políticos de alto nível e o envolvimento das partes interessadas juntando as perspectivas locais fornecem um caminho para atingir alvos realistas. O Processo Político convida ministros, parlamentares, autarcas, juízes e promotores a falar sobre a água nas suas comunidades. As soluções relacionadas com a gestão da água exigem compromissos políticos firmes por parte dos governos e, portanto, são fundamentais para o Fórum Mundial da Água. O Focus Group de Sustentabilidade envolve todos esses três processos, visando assegurar que o desenvolvimento sustentável seja um componente subjacente.
“A meta do Fórum Mundial da Água é aproximar especialistas em água e profissionais dos decisores. Queremos ministros, chefes de estado, parlamentares e autarcas a participar no Fórum, trocando conhecimento e mobilizando-se em torno do uso racional da água e da segurança global do recurso hídrico”, explica o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.
O Fórum Mundial da Água é projectado para maximizar a interacção em todos os níveis, desde as bases até os chefes de estado, a fim de gerir melhor o nosso recurso mais vital. O evento também fornece uma plataforma para reconhecer avanços valiosos no sector, como os realizados pela CCPD, contribuindo para um mundo onde a água está em segurança.
A premiação do Grande Prémio Mundial da Água de Quioto acontece a cada três anos, no âmbito do Fórum Mundial da Água.
Foto: via Creative Commons