Leão, Zorro e Frozen: as estrelas da nova campanha de sensibilização contra abandono animal



O Leão, o Zorro, a Frozen, o Bobi, o Dominó, o Farrusco, a Luna, a Pandora e a Falina. Estes são alguns dos animais de companhia que vivem há (demasiado) tempo no CRO da Amadora, em Lisboa. São também os protagonistas da nova campanha de sensibilização da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para o não abandono de animais de companhia.

Números dos centros de recolha oficiais (CRO) indicam que por ano, cerca de 30 mil animais dão entrada nestes centros. Neste momento há 69 centros de recolha oficiais em território nacional, todos a acolher animais muito acima das suas reais possibilidades. Segundo a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária só 35% dos animais acolhidos nos CRO são adoptados, o que se traduz nuns impressionantes 19500 animais a viver nestes centros ano após ano.

“Não se pretende culpabilizar ou apontar o dedo a quem quer que seja pois nesta questão todos somos responsáveis e todos podemos ter um papel activo”, lembra a associação num vídeo que já está a ser partilhado nas redes sociais.

E como é que o cidadão comum pode contribuir para esta causa? É simples: caso encontre um animal de companhia abandonado, e na impossibilidade de contactar o tutor, deverá alertar as entidades policiais da zona, para que o animal seja recolhido pelas autoridades competentes. Se no prazo de 15 dias o dono não tentar recuperar o bicho, avança-se então para a esterilização e adopção.

A campanha deixa ainda um alerta ligado aos crescentes casos de abandono animal: “Nunca, mas nunca o faça”. Em Portugal, o abandono de animais de companhia é crime (Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto, artigo 388º) punível com prisão até seis meses ou multa.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...