Leopardo-das-neves: um exímio mestre da camuflagem

Esta rara fotografia de leopardos-das-neves selvagens É a prova do quão difícil é ver estes animais no seu ambiente natural. Em estado selvagem, esta espécie de leopardo é bastante difícil de identificar, já que se camufla muito facilmente entre a paisagem.
David Jenkins, fotógrafo de vida selvagem, enfrentou temperaturas de menos 20 graus durante duas semanas para conseguir fotografar estes leopardos-das-neves. Ao fim de 15 dias de buscas infrutíferas pelos animais, Jenkins foi avisado por um rapaz de uma aldeia local de que os leopardos deveriam andar por perto, pois tinha visto ovelhas ensanguentadas.
O fotógrafo juntou então o seu equipamento e partiu novamente para as montanhas, onde conseguiu fotografar um esquivo exemplar da espécie. “Foi incrivelmente difícil avistar o leopardo-das-neves, foi o animal mais difícil que já tentei fotografar”, conta o fotógrafo.
O leopardo-das-neves é um felino das montanhas da Ásia central e do sul. É um animal solitário, maioritariamente activo ao amanhecer e ao anoitecer. É o animal nacional do Paquistão.
Este animal está em perigo de extinção e existem apenas 6.500 em todo o mundo. O leopardo-das-neves não consegue rugir e alimenta-se maioritariamente de ovelhas.