Publicidade enganosa: embalagens metálicas ganham processo a fabricante de embalagens de plástico. Veja os argumentos.



A EMPAC, organização que promove a indústria de embalagens de metal duro na Europa, ganhou o processo judicial contra a Superfos, um fabricante dinamarquês de embalagens de plástico, por violação das normas de publicidade europeias.

A EMPAC levou o caso a tribunal por considerar que a Superfos denegria a indústria das embalagens metálicas nas suas peças publicitárias, brochuras e website, recorrendo a alegações infundadas e pouco exactas de natureza ambiental.

“A sentença do Tribunal da Marinha dinamarquês pronunciou-se a favor da EMPAC por considerar concorrência desleal e infundadas as alegações de natureza ambiental que, segundo o tribunal, devem obedecer a rigorosos critérios de exactidão”, explicou em comunicado a portuguesa APIEM (Associação Portuguesa das Indústrias de Embalagens Metálicas).

Assim, a Superfos foi proibida de usar a imagem que mostra uma lata de bebida com uma pintura lascada e de fazer afirmações como “as embalagens de metal têm um nível muito mais elevado de emissão de CO2; a exploração do metal utilizado em embalagens e tampas requer um grande dispêndio de energia e a emissão de CO2 nesta fase de ciclo de vida do produto é 2,5 vezes mais elevada do que no plástico; as soluções de embalamento da Superfos oferecem produtos de qualidade superior, comparativamente com as embalagens tradicionais de vidro e metal, tanto para a indústria, como para os consumidores e para o meio ambiente”.

Em comunicado, a direcção da APIEM diz que esta é uma decisão que confirma a posição da EMPAC e de toda a indústria de embalagens de metal, que tem desenvolvido “grandes esforços em torno da sustentabilidade deste material, um trabalho que tem possibilitado elevadas taxas de reciclagem na Europa, com países a ultrapassarem a taxa dos 80%”.

Esta decisão revela também que “se deve evitar fazer estudos comparativos sobre diferentes tipos de materiais de embalagens, a não ser que sejam feitas análises de avaliação ao seu ciclo de vida pormenorizadas e devidamente fundamentadas, conjuntamente com entidades creditadas para o efeito”.

A BCME é uma organização sem fins lucrativos constituída por fabricantes de latas de bebidas, fornecedores de matérias-primas (aço e alumínio) e indústrias relacionadas na Europa. Posicionar a lata como a embalagem de bebidas mais reciclável do mundo e comunicar as suas vantagens económicas, ambientais e de conveniência são os objectivos desta Associação.

Siga a BCME no Facebook (página bastante interessante).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...