Portugal: Instituto de Meteorologia vai divulgar previsões para um período de cinco meses



O Instituto de Meteorologia de Portugal vai passar a divulgar previsões de longo prazo, que integram um período de 5 meses. A previsão sazonal, a ser divulgada no site do instituto, fornece informação para três trimestres de um modo deslizante e é atualizada mensalmente, sendo baseada no sistema multi-modelo EUROSIP, acoplando os modelos do ECMWF, MetOffice e Météo-France.

“À semelhança da previsão mensal, trata-se de uma previsão probabilística, apresentada de uma forma estatística em comparação com a climatologia de referência e baseia-se na análise de anomalias para a temperatura média e precipitação acumulada, sendo que por vezes o sinal não é suficientemente forte para fornecer uma informação consistente sobre um ou mais parâmetros.

Por se tratarem de produtos ainda em fase de desenvolvimento do conhecimento científico e por representarem uma leitura probabilística das condições do estado do tempo num prazo alargado, o Instituto de Meteorologia declina quaisquer responsabilidades na utilização das previsões mensais e sazonais que são disponibilizadas no site, “particularmente no que se refere a eventuais danos ou prejuízos que advenham para os utilizadores”.

Só por curiosidade, ainda assim, veja a previsão climatérica, para Portugal, até Agosto de de 2012.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...