Ciconia nigra, a cegonha negra que habita em Portugal



A cegonha-preta, de nome científico Ciconia nigra, é uma espécie de ave migratória da família Ciconiidae. Tem um comprimento entre 90 a 105 centímetros, um bico e duas patas vermelhas, penugem preta, excepto no abdómen que é de cor branca, e revela uns tons esverdeados e roxos no pescoço.

Segundo o Aves de Portugal, esta é uma espécie vulnerável e rara em Portugal, tendo uma população estimada de 100 casais. No entanto, um relatório da BirdLife International refere que existem entre 9,800 e 13,900 casais na Europa.

A Cegonha-preta é difícil de ser avistada porque procura zonas mais remotas, longe da população, ao contrário da Cegonha-branca. Existe maior probabilidade de encontrar este animal na Beira interior, na zona do Parque Natural do Tejo Internacional, em Segura (Idanha-a-Nova), e nas Portas de Ródão, mas também nas bacias hidrográficas do Douro e do Guadiana.

Alimenta-se principalmente de peixes, anfíbios e insetos, e as suas principais ameaças são a destruição de habitat e a atividade humana.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...