Qual era a temperatura média global no Máximo da Última Glaciação?
Durante a Era do Gelo, várias regiões do globo tanto no Hemisfério Norte como no Sul viram-se cobertas por mantos de gelo.
Um novo estudo publicado na revista Nature revela que, a temperatura média global no Máximo da Última Glaciação (LGM), entre 19 a 23 mil anos atrás, era de 7,8 graus Celsius. Estas revelações destacam que na época, as temperaturas eram inferiores em 7 graus Celsius, comparativamente à temperatura média de 2019.
Os cientistas concluíram também que as regiões Polares eram mais frias, como é o caso da Região Ártica que apresentava uma diferença de 14 graus Celsius.
A equipa obteve os dados através de proxies, neste caso fósseis de zooplâncton e outros tipos de plâncton, analisando a sua reação à mudança de temperatura da água.
Jessica Tierney, paleontologa e autora do estudo, explica ao Firstpost “O interessante é que o Alasca não estava totalmente coberto de gelo(…)Na verdade o Alasca Central não era muito mais frio do que hoje, então para os humanos na Idade do Gelo este pode ter sido um lugar relativamente bom para se estabelecerem”, o que confirma a sua influência na extinção de algumas espécies de animais.
Através destes estudos os especialistas conseguem perceber e prever as alterações que estão a ocorrer nestas regiões e no clima a nível mundial, devido às emissões de gases de efeito de estufa e outras consequências da ação humana.