Kwita Izina: a cerimónia no Ruanda nomeou 24 gorilas bebés este ano
Kwita Izina é o nome da cerimónia tradicional do Ruanda em que os bebés recebem o seu nome próprio após o nascimento. Com os anos, esta celebração foi também adaptada no Parque Nacional dos Vulcões (PNV).
O PNV é o local onde a primatóloga Dian Fossey estudou os gorilas da montanha, e onde várias organizações atuam em defesa da conversação da espécie, e de muitas outras, como o macaco dourado.
Os esforços têm conseguido o aumento da população de gorilas da montanha, existindo atualmente mil a viver na natureza, e 12 famílias a ser acompanhadas no Parque. A espécie estava em “perigo crítico” de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, mas em 2018 passou a ser caracterizada como “em perigo”.
Este ano, a 16ª Cerimónia Kwita Izina realizou-se em modo virtual, e atribuiu nomes a 24 gorilas bebés que nasceram entre 2019 e 2020, de acordo com as suas características e comportamentos. Os nomes foram dados pela equipa do PNV, desde guardas florestais a veterinários, e este ano também por três convidados especiais, jogadores do Clube de Futebol Arsenal.
A fêmea Iriza (“primogénito”) foi nomeada por Hector Bellerin, o macho Igitego (“golo”) foi nomeado por Pierre-Emerick Aubameyang, e a fêmea Myugariro (“Defesa”) foi nomeada por Bernd Leno.
Pode ver na galeria alguns dos Gorilas bebés e os seus respetivos nomes:
A cerimónia foi transmitida no dia 24 de setembro através do YouTube, pode assistir aqui.