Cabo Verde: José Ulisses Coreia quer em 2030 mais de 50% de energias renováveis



A 75ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas teve este ano o primeiro debate geral virtual com os líderes internacionais, devido à crise pandémica.

O primeiro-ministro de Cabo Verde José Ulisses Coreia discursou, e em entrevista à ONU News, revelou alguns objetivos do país relativamente à ação climática.

“Nós somos um pequeno Estado insular, somos tomadores de crise. Quer dizer que aquilo que é o aquecimento global e a carbonização acabam por influenciar fortemente o aumento da durabilidade dos pequenos Estados. Aquilo para Cabo Verde está a fazer, pela própria nossa necessidade, em primeiro lugar, é termos uma estratégia muito forte de transição energética.”

José Ulisses Correia afirmou que em 2030 contava com mais de 50% das energias renováveis “na produção e na distribuição para energia”, e em 2040, alcançar os 100%.

Refere como desafios principais a transição energética, dependendo menos dos combustíveis fósseis, a gestão sustentável dos recursos marinhos e costeiros, e uma melhor estratégia da água. Em simultâneo, explica ser essencial que a estratégia seja “consertada a nível dos países da Cplp e dos Países Africanos de Língua Portuguesa” para “dar muito mais capacidade de intervenção e da ação conjunta.”

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...