A quantidade de luz do dia a que estamos expostos afeta o nosso humor e vida social



Existem vários fatores que podem afetar o nosso humor e bem-estar no dia a dia, e um deles é a exposição à luz do dia.

Um estudo da Universidade de Turku, na Finlândia em colaboração com o Turku PET Center indica que no verão as emoções negativas são mais moderadas do que nos meses mais escuros (sem luz do sol), nos quais existem taxas mais elevadas de transtorno afetivo sazonal. Este transtorno é um tipo de depressão que afeta as pessoas durante o período de inverno, deixando-as mais tristes e cansadas.

Ao analisarem e compararem a situação em humanos (132 homens e 72 mulheres) e ratos (6 machos e 3 fêmeas), os cientistas puderam concluir que os recetores opióides no cérebro foram mudando consoante a época do ano e a luz do dia, tendo influência nas emoções e no seu comportamento social. Quando existe pouca luz solar, os indivíduos eram afetados diretamente no seu humor.

“Com base nos resultados, a duração da luz do dia é um fator particularmente crítico na variação sazonal dos recetores opióides. Esses resultados ajudam-nos a entender os mecanismos cerebrais por de trás do transtorno afetivo sazonal”, explica Lauri Nummenmaa, autor do estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...