Cascais inaugura amanhã rede de ecocentros no concelho
A Câmara Municipal de Cascais acaba de dar um novo passo em direção à reciclagem e à economia circular; Vai inaugurar amanhã, em todo o concelho, uma nova rede de Ecocentros de proximidade com oito equipamentos.
A rede é composta por seis Ecocentros fixos e dois Ecocentros móveis, distribuídos pelas diferentes localidades, que vão proporcionar aos munícipes a correta deposição dos seus resíduos domésticos, outrora tratados como indiferenciados ou colocados nos ecopontos do papel, das embalagens e do vidro.
Nestes equipamentos podem ser reciclados doze tipo de resíduos:
- Cabos Elétricos;
- Pequenos eletrodomésticos;
- Pilhas e baterias;
- Toners e tinteiros;
- Lâmpadas;
- Latas de spray;
- Loiças, espelhos e vidros;
- Cassetes, DVDs e CDs;
- Latas de Tintas;
- Livros e revistas;
- Rolhas e Caricas.
A rede teve origem através do projeto-piloto Ecocentro Móvel, que funcionou entre julho de 2020 e fevereiro de 2021, e que recolheu no total 14 toneladas de resíduos.
A autarquia pretende assim aumentar a tonelagem de resíduos desviados e simultaneamente diminuir a percentagem de contaminação de papel, embalagens e vidro, reduzindo significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterro.
Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, entidade responsável pela implementação e gestão do sistema, explica: “Acreditamos que ao informar e disponibilizar, em simultâneo, equipamentos que permitem tornar a reciclagem mais eficaz, em termos de quantidade e de qualidade, as pessoas aderem. Todos os nossos projetos indicam nesse sentido. Deste modo antecipamos a obrigação legal de recolher seletivamente os resíduos perigosos domésticos até 1 de janeiro de 2025 – visto que a maior parte destes novos fluxos está enquadrada nesta tipologia – contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de recolha de resíduos e de redução das emissões de CO2”.
Localização de Ecocentros Fixos:
- Cascais – Largo da Estação
- Alcabideche – Largo de Alvide
- Estoril – Largo da Quinta da Carreira
- Parede – Estação
- Carcavelos – Estação
- São Domingos de Rana – Rua de Matarraque (Escola Matilde Rosa Araújo)
Percurso dos Ecocentros Móveis:
- Alcabideche – Terça e sexta-feira
- Carcavelos – Segunda e quinta-feira
- Cascais – Quinta-feira, sábado e domingo
- Estoril – Segunda e quarta-feira
- Parede – Quarta-feira e Sábado
- São Domingos de Rana – Terça e sexta-feira