Prepare a sua horta. O concurso de hortícolas gigantes regressa já em setembro
O Município de Paredes trás à vida já em setembro a terceira edição do Concurso e Feira de Hortícolas Gigantes de Paredes, “O Maior da Minha Aldeia”. “Abóboras, melancias, melões e tomates… Todos são bem-vindos, quanto mais pesados, melhor”, garante o Município.
Os hortícolas mais pesados têm direito a prémio, consoante a cultura e o lugar no pódio. Com as abóboras, por exemplo, os vencedores dos três primeiros lugares recebem 1000, 500 e 200 euros respetivamente. Já com as melancias, os prémios vão dos 500, aos 200 e aos 100 euros. Relativamente ao tomate a ao melão, os valores são os mesmos para os três classificados: 200, 100 e 50 euros.
O concurso realiza-se no âmbito do projeto “Cá Paredes” que promove a dinamização do concelho e o conceito de agricultura sustentável. Em 2020, “O Maior da Minha Aldeia” contou com 56 participantes e contou com uma ábobora vencedora de 696 quilogramas e uma melancia de 53,5 quilogramas.
De acordo com Beatriz Meireles, vereadora da cultura de Paredes, “Cá Paredes é um projeto turístico e de valorização patrimonial cultural, de fomento da agricultura e de desenvolvimento do sul do concelho de Paredes, multidisciplinar e de uma enorme exigência técnica, até pela necessidade de capacitação dos intervenientes com conhecimentos na área da agricultura”,
As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 5 de setembro pelo que, se tem interesse em participar, só lhe falta mesmo começar a semear. Consulte o regulamento, preencha o formulário e envie o mesmo para o email ca.paredes@cm-paredes.pt.