Maior cimeira europeia dos rios chega a Lisboa este mês



A maior cimeira europeia dos rios chega a Lisboa no final do mês de novembro, anuncia o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente. A 2.ª edição do European Rivers Summit vai decorrer de 18 e 20 de novembro de 2021, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Durante três dias serão realizadas talks de ativistas e especialistas dos rios de várias organizações mundiais, que irão abordar temas como as alterações climáticas, os impactos nos sistemas ribeirinhos, os subsídios públicos perversos para produção elétrica, as medidas de proteção e restauro de rios, entre muitos outros. O principal objetivo deste evento é promover o debate sobre problemas e estratégias para a proteção dos rios.

“Os rios por toda a Europa continuam a ser severamente impactados pela ação humana através, por exemplo, da construção de barragens para regadio, da poluição resultante de atividades agrícolas e industriais não sustentáveis e da construção de barragens para produção de energia elétrica. Estas ações levam a perdas, muitas vezes irreversíveis, de habitats e de biodiversidade. É necessário fomentar uma mudança estratégica, no âmbito da gestão hídrica, que leve à proteção efetiva dos rios” afirma Catarina Miranda, coordenadora do projeto Rios Livres, do GEOTA.

Esta edição terá início com o discurso de abertura da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e com o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. Estarão ainda presentes oradores de toda a Europa, entre eles a defensora dos rios Anna Lesoska, vencedora do prémio Goldman Prize Recipient Europe 2019, Pao Fernández Garrido, do movimento europeu de remoção de barragens Dam Removal Europe, Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e especialista em gestão de ecossistemas ribeirinhos, e João Joanaz de Melo, professor da Universidade Nova de Lisboa e especialista em transição energética.

“Ao promovermos esta cimeira, procuramos relembrar a importância da proteção dos rios e dos seus ecossistemas. No contexto atual, em que enfrentamos alterações climáticas e as graves consequências inerentes, não podemos ignorar o nosso impacto devastador sobre o planeta. É, por isso, urgente encontrar estratégias alternativas para a gestão dos recursos hídricos, assegurando a conservação da natureza”, esclarece João Dias Coelho, Presidente do GEOTA.

O evento irá decorrer em formato presencial e online, consulte o programa completo aqui. Pode inscrever-se no site ou presencialmente, nos respetivos dias do evento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...