Prémios ECOTROPHELIA procuram ideia inovadora para o setor agroalimentar
Se és um jovem universitário e tens uma ideia que irá mudar o setor agroalimentar e colocá-lo na linha da frente da inovação e da sustentabilidade, esta pode ser a tua oportunidade. Vem aí a sexta edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, uma competição que procura alunos e investigadores do Ensino Superior, para desenvolverem um produto alimentar eco-inovador e sustentável.
Na edição de 2021 foi vencedora uma equipa da Universidade Lusófona, que criou uma bolacha crocante, a “Baguitas”, através dos resíduos e subprodutos agroalimentares da indústria do vinho, feita à base de farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos.
Com o intuito de promover a iniciativa junto do Sistema Científico e Tecnológico português, dando a
conhecer o Prémio e os seus objetivos, a PortugalFoods irá organizar, no próximo dia 1 de fevereiro pelas 11 horas, uma sessão de lançamento em formato online, para divulgar mais informações a docentes de todas as instituições do Ensino Universitário e Politécnico nacional – que deverão depois transmitir aos alunos. A inscrição deve ser feita no seguinte email ecotrophelia@portugalfoods.org.
“As novas ideias, capazes de transformar a indústria e de construir o seu caminho de futuro, estão onde os jovens estão. Por isso, temos de estar nas universidades, nos politécnicos. Temos de ouvir as ideias dos nossos estudantes, perceber aquelas que são as suas preocupações e aspirações. São eles que, com conhecimento, têm as ideias e moldam os projetos que hão de fazer o nosso futuro.”, afirma Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods.
Mais informações acerca do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022 podem ser consultadas no regulamento e o site.