O poder da beleza verde

Conscientes do seu impacto e responsabilidade no Planeta, há muito que a L’Oréal iniciou uma viagem rumo à sustentabilidade.

Este caminho para uma beleza sustentável e acessível para todos é composto por cinco passos: Mais fontes solidárias, mais fórmulas ecológicas, mais embalagens recicladas e recicláveis, mais energias renováveis e a aprovação pela Cruelty Free International. Comprometida com um mundo sem testes em animais desde 1989, este último ponto é um verdadeiro marco: Em março de 2021, todos os produtos da Garnier (marca que pertence ao grupo L’Oréal) foram oficialmente aprovados pela Cruelty Free International, grupo de proteção e defesa de animais que visa abolir todas as experiências com animais, organizando a certificação de produtos livres de crueldade, marcados com o símbolo de um coelho saltitante.

A Cruelty Free Internacional é uma organização que visa a abolição total das experiências em animais, através da educação e legislação, responsabilizando e certificando as entidades corporativas em seu redor. Já o programa Leaping Bunny tem por exigência que as marcas revejam toda a sua cadeia de abastecimento, das matérias-primas aos ingredientes, uma vez que que os produtos não podem fazer parte do programa de uma forma isolada. Ou seja, para ter este selo, a Garnier teve de assegurar que os seus mais de 500 fornecedores cumprem os critérios de exigência.

“Garnier é uma marca global reconhecida por todos nós. Trabalhar em conjunto com a marca para ajudar a pôr fim aos testes em animais em cosméticos e declará-los oficialmente aprovados pela Cruelty Free International através do Programa Leaping Bunny é um verdadeiro marco. Demorou vários meses mas Garnier analisou de forma escrupulosa todos os fornecedores e fontes e estamos totalmente confiantes com os resultados”, disse Michelle Thew, CEO da Cruelty Free International.

O presidente global da Garnier, Adrien Koskas não quis deixar passar em branco este marco para a empresa e acrescentou em comunicado que “a Garnier dá mais um passo “verde” para se tornar uma marca totalmente comprometida, verdadeiramente sustentável e transparente que promove uma ‘Green Beauty’ para todos nós.”

Esta não é a primeira ação em direção a um mundo mais ecológico e equilibrado, já que em 2020 a empresa deu a conhecer ao público a estratégia Green Beauty, pautada pelo objetivo de criar um impacto positivo para um indústria de beleza mais sustentável. De que forma? Apoiando a economia local e os agricultores; advogando por fórmulas mais ecológicas nos seus produtos, desenvolvendo embalagens recicláveis; promovendo as energias renováveis nas suas fábricas e juntando-se na luta contra a poluição pelo plástico.

 

Por exemplo, mais de metade dos ingredientes já vêm de fontes renováveis e, em 2025, esperam que todos eles sejam fornecidos de forma sustentável. Ter fontes sustentáveis nas embalagens  é igualmente prioritário. Em 2019, 100% das  caixas de cartão e as instruções de uso de produto (feitas de papel) têm um certificado de floresta tratada de forma sustentável. Nesse sentido, a L’Oréal aproveita os mais recentes conhecimentos científicos (Green Sciences) para soltar o poder da natureza nos seus produtos sustentáveis de alto desempenho.

A empresa comprometeu-se ainda a usar plásticos 100% RPC ou plásticos de origem biológica em 2025. Aliás, para a aumentar a consciencialização sobre que partes dos seus produtos podem ser reciclados estão a desenvolver vídeos e tutoriais sobre diferentes tipos de plásticos e diversas correntes de reciclagem. Por fim, todas as fábricas têm trabalhado continuamente para reduzir as emissões de carbono, ao aumentar a eficiência de energia através de melhorias no design e isolamento do edifício, bem como usando tecnologias eficientes de energia para processos industriais e finalmente, procurando mais energias renováveis localmente.

Para causar um impacto positivo para além da indústria de beleza, fez uma parceria com a Ocean Conservancy, uma ONG que está há mais de 30 anos a trabalhar para mudar a corrente de plástico no oceano. Temos também uma parceria com a ONG Plastics For Change para ajudar uma comunidade de catadores de lixo na Índia, melhorando as condições de trabalho e promovendo a reciclagem. A L’Oréal já faz o seu papel na perfeição, ao garantir um planeta e um futuro mais sustentável para todos nós. Vamos fazê-lo juntos?

 

 

 

 

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