Maior bactéria do mundo descoberta nas Caraíbas



Foi encontrada a maior bactéria do mundo num manguezal do Arquipélago de Guadalupe, nas Caraíbas. Foi-lhe atribuído o nome de Thiomargarita magnifica, o primeiro indica o seu género e o segundo é um a junção da palavra ‘magnus’, que significa grande em latim, e da palavra francesa ‘magnifique’.

A nova espécie distingue-se por ter uma única célula, semelhante a um filamento, com quase um centímetro de comprimento. Em laboratório os cientistas observaram que esta tem compartimentos ligados a membranas que armazenam ADN, ribossomos e proteínas, ao que chamaram de “pepinos” (organelas). Os “pepinos” têm coletivamente até 700 mil cópias do genoma.

Como compara o cientista Jean-Marie Volland, “É 5.000 vezes maior que a maioria das bactérias. Para contextualizar, seria como um humano encontrando outro humano tão alto quanto o Monte Everest”.

A equipa procura agora descobrir que papel tem esta bactéria no ecossistemas dos manguezais. “Em termos de metabolismo, faz quimiossíntese, que é um processo análogo à fotossíntese das plantas”, apontam. Outra questão é se os “pepinos” tiveram um papel na evolução do tamanho extremo da Thiomargarita magnifica, e se estão ou não presentes noutras espécies bacterianas.

O estudo foi publicado na revista científica Science.

Recriação da bactéria ao lado de uma moeda de 10 centavos. (Foto – Pierre Yves Pascal; Ilustração – Susan Brand/Berkeley Lab)




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...