Vai de férias? 5 dicas para poupar energia em casa
Inicia hoje o mês de agosto, o preferido por grande parte dos portugueses para usufruir das férias de verão, especialmente no caso das famílias. Com todos os gastos associados a este período, entre viagens, estadias, refeições e atividades lúdicas, importa saber como e onde é possível poupar.
A eletricidade é um gasto que dificilmente pode ficar para segundo plano, mesmo estando de férias, no entanto, é possível tomar medidas para que o valor da fatura seja reduzido ao final do mês. Quando se ausentar de casa, não vai estar a consumir diretamente energia durante alguns dias, o que por si só, já é uma poupança. Mas existem outras formas de garantir que essa é efetivamente a realidade.
De acordo com a Selectra, especialista em tarifas de luz e gás, há ainda alguns ajustes que pode fazer antes de seguir viagem, que lhe permitem poupar bastante dinheiro ao final do mês. Fique a conhecer cinco dicas para poupar energia na sua habitação:
Não deixe os aparelhos em modo standby
Ao deixar a televisão ou o carregador de telemóvel em standby invés de os desligar completamente da ficha, está a perder não só energia como também dinheiro. Por isso, o melhor a fazer é mesmo dar uma vista de olhos a todas as tomadas elétricas de sua casa antes de ir de férias, e desligar todos os aparelhos que não precisem de estar ligados durante a sua ausência.
Ajuste a temperatura do seu frigorífico
Se por acaso não tem ido ao supermercado para evitar deixar alimentos a estragar no seu frigorífico enquanto está fora, é provável que ele esteja mais vazio. E isso pode-lhe dar ainda mais jeito do que aquilo que pensa, visto que será necessária menos energia para refrigerar os produtos que restam. Por isso, antes de ir não se esqueça de ajustar a temperatura do frigorífico para um valor mais elevado.
Desligue o termoacumulador elétrico
Tem um termoacumular ou um cilindro para aquecer a água? Aproveite para desligá-lo da tomada e poupe até 25% de energia!
Apague (parcialmente) o seu quadro elétrico
Se não vai estar por casa, o seu consumo de energia irá reduzir significativamente. E há inclusive vários eletrodomésticos que não vão ser utilizados durante esse período de tempo, como é o caso do ar condicionado ou do microondas, que acabam ainda assim por gastar por estarem em modo standby. Portanto, uma das alternativas que tem ao seu dispor para poupar essa energia é apagar parcialmente o quadro elétrico, deixando apenas ligados os aparelhos que têm de continuar em funcionamento.
Tem duas casas? Procure a tarifa mais adequada para a sua casa de férias
Nem sempre a tarifa de energia que tem contratada na sua habitação é a mais indicada para uma casa de férias, visto que o consumo que é feito na primeira tende a ser muito maior do que na segunda. Por este motivo, o recomendado é consultar uma equipa de especialistas para o ajudar a procurar qual é a comercializadora do mercado que oferece as melhores condições para si, de modo a evitar pagar por um serviço do qual não irá usufruir a 100%.