Bosch e APCOA fornecem tecnologia de estacionamento autónomo para parques em toda a Alemanha
Agora que o estacionamento autónomo foi aprovado para uso comercial no estacionamento P6 no aeroporto de Estugarda, a Bosch e a APCOA estão a expandir e instalar a tecnologia em 15 outros estacionamentos na Alemanha, informou a Bosch em comunicado.
Segundo a mesma fonte, de Hamburgo a Munique, o trabalho para expandir o sistema de estacionamento SAE Nível 4 baseado em infraestrutura, autónomo e sem condutor está programado para começar em 2023.
Como primeiro passo, a Bosch e a APCOA estão a planear preparar até quatro vagas por parque para estacionamento autónomo. “Vamos expandir o número de vagas de estacionamento com base no aumento esperado de veículos com estacionamento autónomo. A nossa experiência com pontos de carregamento para veículos elétricos deixa evidente como é importante que o crescimento da infraestrutura acompanhe a tecnologia. Juntamente com nosso parceiro APCOA, estamos a garantir que é isso que acontece com o estacionamento sem condutor”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade, citado em comunicado.
Nos próximos anos, o sistema modular da Bosch “permitirá que o número de vagas de estacionamento com a tecnologia de infraestrutura seja rapidamente expandido para até 200 vagas de estacionamento em cada um dos 15 locais”.
O acordo agora assinado entre Bosch e a APCOA é o primeiro passo para um lançamento no mercado mundial. O objetivo é equipar várias centenas de parques em todo o mundo com estacionamento autónomo ao longo dos próximos anos.
“A Alemanha é apenas o começo – esperamos em breve poder implementar gradualmente o estacionamento autónomo noutros países em todo mundo, assim que as leis correspondentes forem aprovadas”, explica Claudia Barthle, responsável global por software e vendas de serviços na divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch e responsável também pela parceria com a APCOA.
A Alemanha é um dos poucos países que já aprovou a legislação de Nível 4 que cria uma estrutura para sistemas como estacionamento com condução autónoma. Outros países, como a França, estão prestes a seguir.
“Com a solução automatizada de estacionamento, podemos oferecer aos nossos clientes de estacionamento um nível totalmente novo de conveniência. Esta função é especialmente vantajosa em locais onde o tempo é um problema, como aeroportos, salas de concerto, locais de eventos e de feiras. Por outras palavras, a nossa localização no aeroporto de Estugarda é apenas o começo”, afirma Frank van der Sant, membro do conselho de administração e diretor comercial do APCOA PARKING Group.
O estacionamento autónomo estará disponível em breve em parques selecionados em cidades como Hamburgo, Berlim, Colónia, Frankfurt e Munique. Outros parques de estacionamento na Europa estão definidos para se seguirem.