Foca semelhante a uma lontra com 23 milhões de anos pode ter usado os bigodes para procurar alimentos



Um antigo parente das focas modernas – conhecido como Potamotherium valletoni – que tinha uma aparência semelhante à da lontra e que viveu há mais de 23 milhões de anos, terá usado os seus bigodes para procurar alimentos e explorar ambientes subaquáticos, revela um novo estudo publicado na revista Communications Biology.

Segundo a mesma fonte, estas descobertas fornecem mais informações sobre a forma como as focas antigas passaram da vida em terra para a vida debaixo de água.

Embora as focas modernas vivam em ambientes marinhos e utilizem os seus bigodes para localizar alimentos através da deteção de vibrações na água, os parentes antigos viviam sobretudo em terra ou em ambientes de água doce.

Algumas espécies utilizavam os membros anteriores para explorar o ambiente que as rodeava. Antes deste estudo, não se sabia ao certo quando é que as focas e os seus parentes começaram a usar os bigodes para procurar alimento.

As descobertas sugerem que a procura de alimentos com base nos bigodes já estava presente nos antigos parentes das focas antes da transição para um estilo de vida totalmente aquático. Os autores acreditam que o uso de bigodes pode tê-las ajudado a adaptarem-se à procura de alimentos debaixo de água.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...