20 mulheres de 4 países reúnem-se em Espinho para expressar a sua visão sobre igualdade de género através da arte
Entre 25 e 27 de setembro, Espinho acolhe duas dezenas de jovens mulheres (entre os 18 e 30 anos) de quatro países europeus, que vêm expressar, através da arte, a sua visão sobre as questões da igualdade de género, participação e modelos femininos, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, oriundas da Alemanha, Croácia, Lituânia e Portugal, estas mulheres participam no projeto “Europe is Female”, desenvolvido por quatro organizações europeias do setor social (uma de cada país, sendo a portuguesa a União das Mutualidades Portuguesas), ao abrigo do programa Erasmus+.
O objetivo é abordar por diferentes prismas a problemática da igualdade de género e, através de diferentes expressões artísticas introduzidas por artistas femininas locais, as participantes (individualmente ou em pequenos grupos) criarem obras centradas no tema, lê-se na nota.
A mesma fonte acrescenta que o projeto se desenvolve em quatro momentos diferentes, que se traduzem em workshops que ocorrem alternadamente em cada um dos países, o primeiro dos quais acontece em Portugal, a partir de segunda-feira, 25 de setembro, com sessão de abertura prevista para as 9h00, no Complexo de Ténis de Espinho.
Durante três dias, as 20 participantes aprofundarão matérias relacionadas com a (des)igualdade, visibilidade e representação de género e os desafios que precisam de ser superados para um mundo mais igualitário e justo. A artista visual portuense Arisca, que se dedica à pintura mural, ilustração e storytelling, orientará a componente artística, cabendo às participantes conceber as suas próprias obras a apresentar na quarta-feira. Além das oficinas de arte, descobrirão as cidades do Porto e Espinho e estabelecerão intercâmbios culturais e de ideias.
O projeto “Europe is Female” tem o apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. Além de Portugal, estão programadas ações na Croácia (26 a 28 de outubro) através da Centar za karijere mladih Dubrovnik, e Lituânia (Kaunas, 20 a 22 de novembro), através da Mano Europa, culminando, em 9 a 11 de dezembro, com uma exposição de todas as obras na Europäische Akademie, em Berlim, na Alemanha.