Veterano da 2ª Guerra Mundial cria turbina eólica silenciosa e sem lâminas (com FOTOS)
Aos 89 anos, Raymond Green, um veterano da Segunda Guerra Mundial que vive em Jackson, Califórnia (Estados Unidos), criou uma turbina eólica sem lâminas, que poupa os pássaros ou morcegos.
A turbina é silenciosa e pode ser construída em vários tamanhos, para melhor se aperfeiçoar aos objectivos de quem a compra: pequenos investidores ou proprietários de grandes quintas eólicas. Segundo vários agregadores de sustentabilidade norte-americanos, a turbina ainda está em fase de desenvolvimento e tem um custo estimado em €440 (R$1,1 mil).
Segundo Green, e ao contrário das tradicionais turbinas eólicas – que podem matar pássaros e morcegos à medida que rodam em grande velocidade – este protótipo garante a segurança de todos os animais, uma vez que não tem partes exteriores rotativas. As lâminas existem, mas estão guardadas numa unidade interior.
Para testar esta turbina – denominada Compressed Air Enclosed Wind Turbine –, Green colocou um protótipo no telhado da sua carrinha e circulou durante algum tempo, tendo produzido energia suficiente para acender uma lâmpada.
Ainda de acordo com o veterano da Segunda Guerra Mundial, esta turbina poderá duplicar a energia criada por uma turbina tradicional, até quando é colocada perto do chão. Ainda assim, é cedo para percebermos todas as alegadas características do protótipo. Dentro de dois anos, de acordo com o Treehugger, teremos mais novidades sobre esta turbina – terá Raymond Green 91 anos.