Universidade de Aveiro e Galp lançam laboratório de eficiência energética
A Universidade de Aveiro e a Galp Energia assinaram um acordo para o lançamento de um laboratório de eficiência energética que vai permitir à primeira criar um núcleo de I&D (investigação & desenvolvimento) em áreas como a simulação dinâmica de edifícios.
“Será um laboratório virtual, uma mesa de competências, sem custos”, disse na sexta-feira, dia da assinatura do acordo, o presidente da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira.
O acordo vai melhorar a eficiência energética do campus universitário da cidade aveirense, permitindo o diagnóstico energético e da qualidade do ar interior e a implementação de uma metodologia de gestão energética que possa elevar a Universidade de Aveiro ao nível das melhores globalmente, passando a ser uma referência nesta área.
Na assinatura do acordo, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, disse que a factura energética do estabelecimento de ensino superior ronda os 750 mil euros anuais e que este programa de energia energética “não é o princípio nem o fim”.
“[Este programa] decorre naturalmente da filosofia e da prática de desenvolvimento da Universidade de Aveiro e a ele se seguirão outra acções”, concluiu Manuel Assunção.