Entrevista: “A nossa gama de produtos eco-friendly é em si o melhor exemplo de sustentabilidade social e financeira”, Alexandre Lopes, Óculos Para Todos
A Óculos Para todos destaca-se no setor pelo seu conceito Smart Cost. A empresa vende serviços e produtos óticos de qualidade, e com certificação, a preços justos e acessíveis.
O foco da Óculos Para Todos é conseguir chegar a todos os portugueses, trabalhando com uma reduzida margem de lucro e equipamentos próprios. Desta forma não descura a qualidade e garante que os seus produtos são financeiramente acessíveis. Recentemente a companhia foi distinguida com o prémio “Escolhas Sustentável” que premiou o caminho que têm desenvolvido.
O CEO da “Óculos Para Todos” falou com a Green Savers sobre as ações que têm desenvolvido em prol da sustentabilidade e da responsabilidade social, assim como o futuro que antecipa para o setor onde atua.
Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG?
A nossa estratégia ESG está bem definida e incide em pontos como a consciencialização de riscos de escassez de recursos e implementação de medidas internas, expetativa de cumprimento de objetivos comuns com a comunidade onde nos inserimos e o crescimento sustentável em práticas que poderão ir, até, além das normas que nos são pedidas, tudo com a ambição e foco que nos são característicos.
Para que este processo possa fluir sem sobressaltos, uma boa gestão empresarial quer em termos financeiros e económicos, quer ao nível de recursos humanos e ambientais, juntamente com investimento preciso e sustentado nas políticas implementadas, são ações que irão marcar a diferença e dignificar no seu global a estratégia e esforço implementados
Fale-nos um pouco das ações que têm desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social.
Desde cedo que as questões relativas à sustentabilidade são um dos focos da nossa empresa, em que a própria marca nasceu com o conceito que, por si só, abrange estas temáticas. Com a oferta de produtos óticos de conceito “Smart Cost” conseguimos permitir ao consumidor o acesso a um bem-essencial no seu dia-a-dia, democratizando e facilitando este mesmo processo a todos os portugueses, cumprindo os princípios de responsabilidade social desta marca. Aliás, a nossa gama de produtos eco-friendly é em si o melhor exemplo de sustentabilidade social e financeira. Atinge todos os clientes pelos valores justos a que estes produtos são vendidos, bem abaixo da média de mercado, e obtendo sempre o benefício ambiental através da venda destes produtos que contribuirão diretamente para baixar a pegada ecológica do setor em Portugal.
Adotamos práticas sustentáveis tais como, desde a entrega em formato digital de documentação aos nossos clientes, ou a separação e reciclagem em sede própria de todo o lixo. Aqui, o destaque vai para os pontos de reciclagem de lentes e armações, onde os nossos clientes podem colocar os seus itens velhos e a reciclagem de resíduos de lentes pela nossa oficina e linha de montagem.
Realizamos formações regulares no intuito da sensibilização de práticas como o uso eficiente e racional de água por funcionários e o incentivo ao uso de transportes públicos (através de planos de ajuda de custos a colaboradores).
A nossa gama eco-friendly está, desde o seu início, em parceria com uma associação de plantação de árvores em zonas de forte desflorestação mantendo, assim, ações onde incluímos o cliente o incentivamos junto deste boas práticas de nível sustentável.
Está previsto que, em dois a três anos, a nossa oferta de produtos sustentáveis e amigos do ambiente ao alcance do consumidor seja cerca de 75% do total de produtos disponíveis nas nossas lojas.
Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode impactar a vossa jornada futura?
A obtenção do prémio “Escolha Sustentável” distingue a nossa marca como amiga do ambiente e permite dar a conhecer ao consumidor mais uma faceta da sua ótica de eleição.
Somos uma marca reconhecida no mercado pela qualidade e competitividade dos seus produtos e, recentemente, ampliamos as práticas sustentáveis internas a todos os consumidores, quer pela oferta de uma vasta gama de produtos Eco-Friendly, que são uma forte opção pelo facto de estarem ao alcance dos nossos clientes sempre por valores de venda muito acessíveis, bem como pela ligação e envolvimento criados entre marca e consumidor, fazendo com que este se sinta parte do processo, sendo que todos os objetivos sejam, também, alcançados com o esforço e dedicação todos.
Não vamos parar por aqui. O avanço que temos em relação à generalidade do setor será acentuado com inovação e um aumento exponencial da percentagem de produtos amigos das pessoas e do ambiente disponibilizados nas nossas lojas.
Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.
Do nosso ponto de vista, as empresas deste ramo de atividade estão ainda muito distantes de qualquer tipo de política coordenada de sustentabilidade, num sector onde se tem privilegiado o lucro como o critério mais importante, não incluindo nas suas estratégias as necessárias medidas de proteção do ambiente que nos rodeia, desvalorizando assim as necessidades e hábitos de consumo manifestados num mercado em constante evolução.
A Óculos Para Todos provou ser possível uma marca crescer a cada ano de forma sustentada e equilibrada através da descida de margens de lucros, com oferta de produtos acessíveis de qualidade, num espírito de competitividade e inovação que não se encontrava no sector tradicional.
Esta marca não só apresenta boas práticas e opções a nível de sustentabilidade, como se caracteriza por consolidadas opções a nível social e financeiro absolutamente distintas e identificadas neste conceito “Smart Cost” que se assume como um verdadeiro “três em um” do setor da ótica em Portugal.