Alstom desenvolve linha de Metro sem condutor em Madrid
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, acaba de assinar um contrato com o Metro de Madrid, para modernizar a sinalização da linha 6, convertendo-a na primeira linha sem motorista da capital espanhola, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta linha circular, com 23,5 km e 28 estações, é uma das mais movimentadas da cidade, servindo cerca de 400.000 viajantes diariamente, e interligando toda a rede metropolitana. A passagem para uma operação totalmente automatizada constitui um avanço notável no transporte urbano de Madrid, melhorando a experiência de milhares de residentes e visitantes, trazendo igualmente modernização, resiliência e economia energética para a rede de metro.
O contrato inclui o desenvolvimento do projeto, engenharia, instalação e comissionamento dos novos equipamentos de sinalização e intertravamento eletrónico necessários para atualizar o atual sistema CBTC, que opera em GoA2, num sistema CBTC com operação GoA4, permitindo a condução automática, sem motorista a bordo. O projeto visa também a implementação de um novo sistema de supervisão automática de comboios (ATS), para melhorar a vigilância e o controlo das composições.
O novo sistema de sinalização CBTC Urbalis irá melhorar a segurança, a fiabilidade e a capacidade da linha. Esta tecnologia também permitirá aumentará a frequência e eficiência dos comboios, reduzindo igualmente o seu consumo energético.
A Alstom é líder mundial em sistemas CBTC, com mais de 30 anos de experiência na implementação de sinalização de última geração para redes de metro. A tecnologia Alstom CBTC está operacional em 190 linhas de metro de 32 países diferentes, 67 das quais não possuem condutor, incluindo os metros de São Paulo, Paris, Riad, Milão e Xangai, entre outros.
“Agradecemos ao Metro de Madrid pela confiança depositada nas equipas da Alstom Espanha e no nosso Centro de Excelência em Sinalização Ferroviária, para realizar um projeto emblemático para a transformação e modernização do metro de Madrid. Este contrato reforça o nosso compromisso com a mobilidade de Madrid e os seus visitantes, oferecendo-lhes tecnologias de vanguarda e inovação constantes, para um transporte mais sustentável e inteligente”, afirmou Leopoldo Maestu, Presidente e CEO da Alstom Espanha e Portugal.
O Centro de Excelência em Sinalização e Segurança Ferroviária da Alstom Espanha, situado em Madrid, será responsável por liderar o projeto. Este centro, com mais de 800 especialistas em mobilidade digital, constitui uma referência mundial em tecnologias de sinalização e segurança ferroviária, tanto a nível urbano como interurbano.
As equipas da Alstom em Madrid desenvolveram grandes projetos em Espanha e Portugal, incluindo sistemas de sinalização de parte da rede ferroviária espanhola, do Metro do Porto, o sistema APM para o Terminal T4 do Aeroporto Internacional de Madrid, ou o Metro de Málaga. Destaca-se, ainda, a participação em grandes projetos internacionais, como o Comboio Maia no México, os metros de Istambul e São Paulo, o Monocarril do Cairo, ou comboios de alta velocidade na Arábia Saudita, entre outros projetos mais recentes.
A Alstom é um parceiro estratégico do Metro de Madrid há mais de 50 anos, tendo sido responsável pela implementação do primeiro sistema de sinalização CBTC das linhas 1 e 6 desta rede, bem como por uma grande parte do intertravamento da mesma rede. Além disso, 85% da frota atualmente em funcionamento no Metro de Madrid possui sistemas de tração fornecidos pela Alstom e fabricados pelo Centro Industrial da empresa em Trápaga (Bizkaia).