Sinais de “ponto de viragem” para os veículos elétricos no mercado britânico de automóveis usados



Os automóveis elétricos em segunda mão podem estar perto de atingir um “ponto de viragem”, tornando-se mais populares do que os automóveis equivalentes a gasolina e a gasóleo no Reino Unido, segundo um novo estudo.

Os investigadores analisaram dados do site de vendas de automóveis Auto Trader, comparando as visualizações diárias de anúncios de veículos elétricos (VE) com as de automóveis a gasolina/diesel.

O interesse em VEs em segunda mão cresceu rapidamente, duplicando de 3,5% das visualizações de anúncios em 2022 para 7% em 2023.

É importante notar que o interesse nos VE se tornou mais “ persistente”. Eventos como o aumento do preço da gasolina impulsionaram mais visualizações de VE e, ao longo do tempo, estes picos de atenção duraram cada vez mais tempo.

“Para identificar um possível ponto de viragem, procuramos provas de que o status quo pode estar a perder resiliência, tornando-se instável”, explica Chris Boulton, do Instituto de Sistemas Globais de Exeter.

“No caso dos veículos elétricos em segunda mão, analisámos os dados de 2018-23″, revela, acrescentando que, “no início desse período, os picos de interesse nos veículos elétricos diminuíram rapidamente, em apenas alguns dias. Os picos posteriores duraram mais tempo, até várias semanas”.

E ao longo do tempo, os VEs constituíram uma proporção cada vez maior do estado de “linha de base”.

“Este é um forte sinal de que os condutores do Reino Unido estão a tornar-se mais recetivos aos VEs em segunda mão – e isto irá provavelmente aumentar ainda mais à medida que a tecnologia continua a melhorar, os preços continuam a baixar e mais VEs chegam ao mercado de segunda mão”.

O Professor Tim Lenton, também da Universidade de Exeter, afirma: “As nossas conclusões constituem um sinal claro de que o status quo – a predominância dos automóveis a gasolina e a gasóleo – está a tornar-se menos estável”

“Trata-se de um sinal de oportunidade precoce para o governo e os investidores promoverem a mudança, sabendo que obterão um retorno desproporcionado dos seus esforços”, aponta.

“Agora que sabemos que este ponto de viragem pode estar a acontecer, podem ser tomadas medidas para o acelerar – ajudando a reduzir os 13% das emissões de gases com efeito de estufa do Reino Unido que provêm dos automóveis”, afirma.

As políticas de apoio a este ponto de viragem podem incluir mais pontos de carregamento de veículos elétricos (incluindo o carregamento na rua em áreas residenciais), serviços de carregamento mais simples e a melhoria da rede elétrica.

Boulton conclui: “Estamos gratos à Auto Trader por nos ter dado acesso a estes dados, que constituem uma forma poderosa de avaliar a evolução dos níveis de interesse nos VEs em segunda mão ao longo do tempo.”

No mercado de automóveis novos, os VE estão em vias de ultrapassar as vendas de gasolina e gasóleo a nível mundial. No Reino Unido, os VE representavam apenas 0,7% das vendas de carros novos em 2019. Em 2023, esse número subiu para 16,5%.

O artigo, publicado na revista Earth System Dynamics, intitula-se: “Sinais de oportunidade precoce de um ponto de inflexão no mercado de veículos elétricos em segunda mão do Reino Unido”.





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