Logista está no Top 15% das empresas avaliadas em sustentabilidade pela EcoVadis a nível mundial

A Logista, uma das principais empresas de logística da Europa, foi distinguida com a classificação de Prata na classificação de sustentabilidade da EcoVadis, o que a coloca entre 9% das empresas com melhor desempenho nesta área a nível mundial. Esta conquista “consolida o compromisso da Logista com a responsabilidade social, a proteção ambiental e as práticas éticas em toda a sua cadeia de valor”, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, na categoria específica de Transportes, a Logista destaca-se como uma das 4% melhores empresas a nível mundial. Além disso, no domínio do Meio Ambiente, onde obtém uma melhor classificação relativa pela sua gestão ambiental, a Logista situa-se no top 1%. Em matéria de Emprego e Direitos Humanos, a Logista está entre os 2% melhores, com fortes políticas de diálogo social, condições de trabalho e saúde e segurança dos funcionários.
O reconhecimento da EcoVadis, que avalia mais de 150.000 empresas em todo o mundo, “reflete os esforços da Logista para integrar a sustentabilidade nas suas operações”.
O relatório da EcoVadis refere medidas concretas anunciadas pela Logista no último ano que justificam a sua posição, como a compra de 110 camiões Volvo FH Aero para reduzir as emissões, a certificação ISO 27001 em segurança da informação e a implementação de auditorias para prevenir a corrupção. A Logista também obteve uma classificação A- do CDP em 2024, o que a coloca no grupo de empresas líderes na classificação.
Iñigo Meirás, CEO da Logista, afirmou: “A classificação EcoVadis é um incentivo para continuar a cumprir passo a passo o nosso plano estratégico ESG, através do qual nos comprometemos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões em 30% até 2030 e em 54% até 2050”.
A Logista, que opera em Espanha, Portugal, França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Polónia, continua a liderar o setor da logística com iniciativas inovadoras como o transporte intermodal. Este novo marco na sustentabilidade reforça a sua posição de referência no sul da Europa, tendo renovado a sua certificação ISO 14064-1:2019 Carbon Footprint em 2024 pelo quinto ano consecutivo.