Tapada Nacional de Mafra celebra nascimento “extraordinário” de duas crias de águia-de-bonelli



A Tapada Nacional de Mafra celebra um feito raro e inspirador na conservação da biodiversidade: este ano, o casal de águia-de-bonelli residente teve duas crias, um acontecimento “extraordinário” para esta espécie classificada como Vulnerável no mais recente Livro Vermelho das Aves de Portugal Continental, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “este sucesso reprodutivo ganha especial relevância num ano em que muitos outros casais monitorizados pelo projeto LIFE LxAquila, coordenado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, não tiveram o mesmo sucesso. As duas crias comprovam a qualidade e segurança do habitat único da Tapada, onde os progenitores encontram tranquilidade e alimento suficiente para garantir o desenvolvimento saudável de ambos os juvenis”.

“É um resultado extraordinário, que reforça a importância da Tapada como refúgio de biodiversidade. O macho deste casal é ainda jovem e, nos últimos dois anos, não tínhamos tido sucesso na postura. Ter duas crias viáveis este ano demonstra que estamos perante um habitat de excelência”, explica a equipa técnica da Tapada Nacional de Mafra.

As águias-de-bonelli têm territórios que podem chegar aos 20 mil hectares e são predadoras de topo, alimentando-se de espécies como o coelho-bravo, a perdiz e o pombo-torcaz. Ter duas crias com sucesso implica não só a segurança do ninho como a abundância de presas, resultado de anos de trabalho de gestão sustentável e de conservação ativa na Tapada.

O projeto LIFE LxAquila, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, tem vindo a estudar estas aves através de webcams instaladas nos ninhos e marcações GPS, aprofundando o conhecimento sobre a ecologia desta espécie e contribuindo para medidas eficazes de proteção em todo o país. O casal da Tapada, que este ano trocou de ninho, está a ser monitorizado atentamente pela equipa técnica, continuando a surpreender pela cooperação na caça e no cuidado parental.

“Este é um momento que queremos partilhar com todos os visitantes e simpatizantes da Tapada. As águias-de-bonelli são um símbolo da nossa floresta e o seu sucesso é também o sucesso de todos os que contribuem para proteger este património natural único”, acrescenta a equipa.

Programa de Verão arranca a 19 de julho

Esta notícia surge na véspera do arranque do Programa de Verão da Tapada Nacional de Mafra, que decorrerá de 19 de julho a 14 de setembro. Durante este período, os visitantes poderão usufruir diariamente de todas as experiências, incluindo os passes de dia que permitem explorar ao máximo a floresta, observar a vida selvagem e desfrutar de atividades como falcoaria, apicultura ou percursos pedestres.

Mais informações sobre as experiências de verão, já disponíveis em www.tapadademafra.pt






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...