Holanda: congestionamentos nas ciclovias preocupam autoridades



A Holanda está com um curioso problema de mobilidade. Todos os dias, 490 mil cidadãos de Amesterdão pedalam na sua bicicleta para realizarem o percurso entre a casa e o trabalho, existindo no País – Amesterdão e não só – um total de 1.3 bicicletas por habitantes. Ou seja, na Holanda há mais bicicletas que pessoas.

O problema surge quando começam a faltar espaços para guardar os veículos de duas rodas e, inclusive, com os congestionamentos nas ciclovias.

É certo que a Holanda tem 32.100 quilómetros de ciclovias topo de gama, mas o número de utilizadores de bicicletas é de tal maneira elevado que estas começam a parecer-se muito com as vias para carros.

Sim, são problemas bons, mas não deixam de ser problemas. A questão não está no número de pessoas que anda de bicicleta, mas sim na capacidade das suas infra-estruturas.

“As bicicletas são uma parte integral dos modos de transporte da nossa cidade, mas as ciclovias com maior tráfego são demasiado pequenas para o crescimento diário de ciclistas”, explicou uma fonte do município de Amesterdão, citada pelo AFP.

Curiosamente, as soluções propostas são incrivelmente similares às utilizadas para lidar com os congestionamentos automóveis: construção de gigantescos parques de estacionamento subterrâneos, para acomodar as bicicletas, e novas ciclovias.

Para combater o elevado número de bicicletas nas ruas, Amesterdão anunciou um plano para investir €120 milhões (R$ 320 milhões) num novo estacionamento para 38 mil bicicletas e a construção de 15 quilómetros-extra de ciclovias. Ainda assim, são investimentos muito mais baratos que os realizados para as infra-estruturas automóveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...