Happy Brands desenvolve marca da Agência para o Clima



A Happy Brands desenvolveu a marca da Agência para o Clima (ApC), o novo organismo público responsável por coordenar as políticas de ação climática em Portugal. A apresentação da identidade visual ocorreu no arranque da COP30, em Belém do Pará (Brasil), perante decisores internacionais, especialistas e representantes governamentais, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a Agência para o Clima nasceu com a missão de reforçar a capacidade nacional de resposta à crise climática, gerir fundos ambientais, assegurar o cumprimento das metas de redução de emissões e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas que acelerem a descarbonização da economia portuguesa.

Uma marca para uma nova geração de políticas climáticas

A identidade visual foi criada pela Happy Brands com o objetivo de traduzir os valores centrais da ApC: integridade, transparência, colaboração, rigor institucional e uma visão positiva do futuro climático do país. A nova marca foi pensada para representar a urgência do tema sem perder o carácter institucional exigido a um organismo público desta dimensão.

Para Tiago Charrua, CEO da Happy Brands, “a criação da identidade da Agência para o Clima representou um desafio ímpar. Era essencial conceber uma marca forte e distintiva para uma instituição que pretende reforçar o paradigma da política climática em Portugal e o resultado é uma identidade moderna, flexível e preparada para comunicar com diferentes públicos, mantendo sempre o rigor e a credibilidade indispensáveis a um organismo público.”

Cor, movimento e metáfora visual para um clima em transformação

A paleta cromática foi inspirada nos mapas climáticos globais, sublinhando o compromisso nacional com a ação climática. O símbolo integra uma metáfora visual para o tempo em mudança, reforçando a necessidade de adaptação, inovação e resposta coletiva.

A linha gráfica desenvolvida inclui todas as peças de lançamento – físicas e digitais – e estabelece o território visual que acompanhará a comunicação da Agência para o Clima nos próximos anos.

“A criação desta identidade vem ajudar a assinalar o início de uma nova etapa para Portugal na ação climática, reforçando o compromisso do país com políticas públicas eficazes, próximas da sociedade e orientadas para resultados. É fundamental que as pessoas reconheçam esta marca e a associem de forma clara à Agência para o Clima, reforçando a confiança nas políticas e na ação climática do País”, sublinha Ana Teresa Perez, presidente do Conselho Diretivo da ApC.






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