Loja brasileira propõe aluguer de brinquedos
Tendo como pano de fundo um consumo mais sustentável, a loja brasileira Joanninha está a propor aos seus clientes o aluguer de brinquedos para as crianças – em vez da compra. Segundo os responsáveis pela ideia, Alessandra Piu e Anna Fauaz, as crianças cansam-se facilmente dos brinquedos, que por vezes ficam anos dentro de caixas e caixotes, antes de eventualmente serem deitados fora, ainda novos.
A loja inspirou-se num conceito francês, mas insistiu na sustentabilidade do projecto. Os brinquedos disponíveis provêm de madeira de reflorestamento e usam tintas anti-tóxicas, podendo ser filtrados por sexo e idade. A embalagem utilizada é também a mesma que foi enviada pelo proprietário original.
“Para nós, o que importa não é ter o brinquedo, mas sim a brincadeira que ele proporciona, despertando, nas crianças e familiares, valores como companheirismo e cidadania”, explica Alessandra.
“É uma forma lúdica de falar de consumo compartilhado”, continua.
Cada plano dá direito a um número de joaninhas, que é a moeda da loja. Depois é só escolher o brinquedo num site e esperar que ele chegue a casa. O brinquedo é acompanhado de uma joaninha de pano que explica às crianças que é preciso tratarmos bem dos objectos, uma vez que eles irão visitar outras famílias. Finalmente, um diário incentiva as famílias a registarem as histórias por onde os brinquedos já passaram.
Uma forma diferente – mas muito interessante – de educar pela sustentabilidade.