As magníficas fotos dos maiores ninhos do mundo (com FOTOS)



Dillon Marsh, um fotógrafo natural da Cidade do Cabo, na África do Sul, passou três dias a vaguear no deserto do Kalahari, perto da cidade sul-africana de Upington, para fotografar a natureza. O resultado é uma série de imagens magníficas de ninhos gigantescos de Ploceidae.

“Eu tinha visto estes ninhos quando era criança, enquanto passava férias com a minha família, e o seu tamanho impressionante hipnotizou-me”, disse Marsh à imprensa.

O fotógrafo regressou este mês ao local e, agora, o seu trabalho mostra como as aves usam os postes criados pelo homem para criar abrigos num cenário que contém poucas árvores. “Tinha começado a desenvolver um interesse pela relação entre as pessoas e o meio ambiente e estes ninhos pareceram-me o assunto perfeito”, explica.

Estes ninhos deverão ser os maiores do mundo – alguns estendem-se por mais de seis metros de largura e três de altura. Fazendo lembrar um palheiro gigante, cada ninho pode ser ocupado por centenas de pássaros ao mesmo tempo.

Os ninhos, formados por ramos, relva, algodão e outros materiais naturais, exigem uma constante manutenção por parte dos seus inquilinos. E as aves fazem este trabalho de forma cuidadosa – sabe-se que alguns abrigos duram cerca de 100 anos.

Além de funcionarem como esconderijo para os predadores, as estruturas são também espaços de ambiente controlado, neste caso indicadas para proteger as aves do clima severo do deserto do Kalahari. Além disso, estes ninhos são também perfeitos para acolher aves sociáveis como o Ploceidae, que cria os seus filhos em comunidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...