EDP promove projecto de inclusão social em Mirandela
A EDP está a promover em Mirandela, Trás-os-Montes, a instalação da Orquestre Geração, um projecto de inclusão social que abrange crianças desfavorecidas.
A Orquestra Geração – cuja estreia foi assinalada com a entrega de 27 instrumentos musicais às primeiras crianças abrangidas pelo programa – inspira-se no modelo “El Sistema”, do maestro venezuelano Gustavo Dudamel.
O “El Sistema” nasceu há 38 anos e já mudou a forma de viver de milhares de crianças.
O projecto envolve alunos em risco de exclusão social e com menor aproveitamento escolar e pretende incentivá-los a desenvolverem valores como a persistência, organização, disciplina, o respeito pelos outros e o trabalho em grupo.
Para além da EDP, através da sua fundação, o projecto conta com o apoio do Ministério da Educação, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Escola de Música do Conservatório Nacional e de outras câmaras municipais.
Em 2009, a Fundação EDP tinha já assinado um protocolo com as escolas de música das regiões de Fridão e Tua para a implementação deste programa nas regiões onde a EDP irá construir novas barragens. Em Junho, o projecto Orquestra Geração chegou à primeira cidade do Norte, neste caso Amarante.
A expansão do projecto está associada aos investimentos hidroeléctricos da EDP. “Através de um conjunto de iniciativas e promoção de desenvolvimento, o grupo partilha os benefícios da energia hídrica com as populações residentes nas regiões abrangidas pelos novos projectos”, explica a EDP em comunicado.