Site promove partilha gratuita de comida contra desperdício



O site alemão Foodsharing está a promover a partilha de refeições entre as vários habitações de cada bairro, uma forma de reduzir o desperdício de alimentos. Recorde-se que entre 30 a 50% de todos os alimentos disponíveis no mundo não são consumidos, o que se traduz no desperdício de 2 mil milhões de toneladas por ano.

O site nasceu para dar a quem compra por impulso – e depois não consome – uma forma de compensar o seu desperdício e reduzir a quantidade de alimentos que envia para o lixo.

Todas as comidas são gratuitas e dependem de quem as partilha: podem ser legumes, café, carne, peixe – tudo o que ainda está em condições de ser consumido e que, por uma ou outro razão, não o será por uma determinada família.

Ao registar o alimento, o utilizador deve indicar o sítio onde ele está disponível. Para isso existe um mapa que coloca cada utilizador em contacto com o seu potencial fornecedor de alimentos.

Siga o projecto no Facebook.

O mapa abrange toda a Alemanha e permite descobrir que tipo de alimento está a ser partilhado num determinado bairro.

O site tem regras para garantir a qualidade dos produtos e proíbe colocar à disposição de outros utilizadores alimentos que o próprio “fornecedor” nunca comeria.

Conheça 7 dicas para reduzir o desperdício alimentar.

A plataforma permite que as pessoas não só troquem alimentos como também façam doações. Dessa forma, além de reduzir o volume de orgânicos que vai para os aterros, o site ajuda os necessitados. Segundo o Foodsharing, mais 10 mil quilos de alimentos já foram entregues até agora.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...