Escritórios vazios de Nova Iorque transformados em hotel (com FOTOS)
Os espaços vazios de uma cidade são um desperdício para a sua economia – foi a pensar nisso que a empresa Pink Cloud avançou com uma nova forma de transformar os escritórios vagos de Nova Iorque em hotéis temporários. O Pop-Up Hotel consiste assim num sistema de módulos que converte rapidamente o espaço vazio num local de alojamento.
Nos últimos cinco anos, os escritórios vagos em Nova Iorque aumentaram para uns alarmantes 22%. Isso traduz-se em cerca de 158 hectares de espaço vazio. Ironicamente, ao mesmo tempo que as empresas desocupam os escritórios, o turismo da cidade cresce, com um recorde de 52 milhões de turistas ao ano. Além disso, muitos destes escritórios estão próximos de destinos turísticos populares como Times Square, Broadway e Central Park.
A Pink Cloud usou estes argumentos para converter os espaços vazios localizados em lugares-chave em hotéis temporários. Cada módulo é projectado para caber dentro de uma porta de elevador e tem uma pegada ecológica mínima, avança o Gizmag.
Para facilitar a identificação, entrega e montagem, os módulos são sujeitos a códigos de cores. Uma vez no local, transformam-se em divisórias, camas, sofás, cadeiras, lavatórios, chuveiros e outros objectos, bem como numa variedade de quartos e suites de luxo.
O projecto é facilmente personalizável para atender a uma ampla diversidade de clientes – existirão, assim, quartos tradicionais mas também de luxo. Prevê-se que nos prédios desocupados possam mesmo ser criados spas, salas de ginástica, bibliotecas, salas de reuniões, sendo os níveis superiores reservados ao entretenimento, restaurantes e bares.
A ideia é que o Pop-Up Hotel ocupe um edifício apenas durante quatro semanas e, de seguida, passe para um novo prédio. O projecto, porém, não vai arrancar já nos próximos tempos, uma vez que ainda existem obstáculos à ideia – construção, códigos de incêndio, fornecimento de água e luz, entre muitos outros.